sexta-feira, 20 de abril de 2018

445 mil brasileiros embarcaram em cruzeiros marítimos em 2017


A unidade brasileira da Cruise Lines International Association (Clia-Brasil) fechou um relatório que analisa o perfil de cruzeiristas brasileiro. De acordo com a entidade, 445 mil brasileiros embarcaram em navios de cruzeiros em 2017. Apesar do número ser 4,2% menor em relação a 2016, a entidade avalia que o setor navegou em linha com a reação da economia nacional.
“Seguindo o crescimento econômico do Brasil, tivemos um primeiro trimestre de 2017 fraco (230 mil cruzeiristas) com queda de 28% em relação a 2016 (318 mil). A partir do segundo trimestre, com a economia brasileira também avançando, já tivemos um aumento de 26% (69 mil cruzeiristas) e no terceiro crescemos 17% (35 mil). No quarto trimestre os números realmente mostram um forte resultado, aumento de 79% (111 mil) em relação ao ano anterior”, explica Marco Ferraz, presidente da Clia-Brasil.
“O fato do total de passageiros de 2017 ser apenas 4,2% inferior em relação a 2016 reflete um quadro estável, porém o crescimento expressivo do quarto trimestre nos dá uma grande expectativa para 2018”, completa Ferraz, amparado também pela oferta de 430 mil leitos da temporada 2017/2018, com fechamento em abril, considerando apenas os destinos brasileiros. A previsão para o próximo período 2018/2019, com início em novembro desse ano, prevê um aumento de 13% apenas nos itinerários nacionais.

Outra análise que traz o relatório é em relação aos destinos mais procurados pelos brasileiros em 2017. No ano passado, 105 mil viajantes saíram do país a bordo de um cruzeiro com destino ao Caribe (aumento de 4,4% em 2016), mas os destinos mais procurados foram Panamá e América do Sul, com 278 mil passageiros. “Podemos observar também uma procura relevante por cruzeiristas brasileiros por águas europeias, considerando o Mediterrâneo, Países Bálticos, Ilhas Canárias e norte europeu”, destaca Ferraz. Somados esses destinos do velho continente receberam 39 mil turistas brasileiros no ano passado.
O estudo mostra ainda uma mudança no comportamento do brasileiro em busca de novidades quando o assunto são destinos de cruzeiros. Pela primeira vez no período 2016 e 2017 foi percebido uma procura pelo Alaska e pela África do Sul, com quatro mil cruzeiristas.
Ainda no mesmo documento, é possível afirmar também que apesar da idade média de viajantes (44 anos) ter ficado estável, houve um crescimento na taxa que mede o número de dias a bordo de um navio, de 6,8 para 6,9 dias. “Isso mostra que o mercado de cruzeiros no Brasil amadureceu em termos de público frequente, que busca itinerários mais longos”, afirma Marco Ferraz. Também é evidente que roteiros de menos de 13 dias são mais requisitados por cruzeiristas de menos de 48 anos e pacotes acima de 14 dias são procurados por viajantes com mais de 56 anos.


Fonte: Mercado e Eventos

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